quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Nalva, muito prazer!

Seguindo o assunto de nomes, me lembrei quando fui chamada de Nalva por um ano inteiro. Já perceberam que minha mãe não colaborou muito com a escolha de nossos nomes - só ficaram a salvo Adriele e Ana - e me chamar Alba sempre foi uma provação.

Na adolescência titubeava ao me apresentar para os garotos. Lembro muito bem quando o Edu (meu marido) veio com os colegas até o portão da casa da minha amiga Luciana para nos conhecer. Perguntaram meu nome. Respondi. Retrucaram: "Nããããoooo, a gente quer saber seu nomeeee, não seu sobrenomeeee!" Retruquei já meio irritada: "É meu nome! Não do meu cachorro!"

Penso que meu nome cairá como uma luva quando tiver meus 65 anos e for Avó! "Vó Albaaaa!! Lê uma história pra mim!" VóAlba tem uma cadência perfeita! Combina demais! Fui agraciada com o nome perfeito pra quando for mais velha. Mas hoje (e principalmente na adolescência) esse nome não ajuda. As confusões que já foram feitas... Apelidos dados... Era muito magra, virava Talbua! Muito branca: Alma, Alva... e por aí ia.

Minha maior frustração foi com uma mãe de porta de escola. A gente se conhecia da sala de espera da psicóloga. Mas nesses lugares a gente não tem nome. Vira mãe de fulano, mãe de sicrano. Até que nossos filhos foram pra mesma escola. Aí nos encontrávamos todo dia. Era obrigação saber o nome. E ela não sabia o meu. Foi por adivinhação.

Virei Nalva. E não tinha coragem de negar. Ela chamava "Nalva" e eu respondia. Fervendo de raiva e me perguntando: "Como essa pessoa conseguiu piorar o que já era ruim?!"

Planos foram feitos e colocados em prática. Rosi (outra mãe) que conhecia minha dor e minha irmã Adriele, me chamavam de Alba toda hora, pra ver se a pessoa se tocava. Ela falava Nalva mais alto ainda. Como se fosse ela que tivesse a obrigação de corrigir minha irmã e minha amiga. Seus "Nalvas" soavam como: "Gentemmm... Acertem o nome dela, por favor! Que Alba o quê! É Nalva!"

O Nalva foi-se assim como veio. E até hoje eu não sei quando a pessoa se tocou que esse não era o meu nome. Hoje a encontro e sou Alba. Mas quando se deu minha mudança de indentidade até hoje, pra mim, é um mistério.

Nenhum comentário: