quinta-feira, 29 de julho de 2010

Adiantando

Já perceberam como toda pessoa um pouco mais velha tem a mania de adiantar as coisas? Acorda as quatro da manhã pra adiantar a limpeza da casa, começar a fazer o almoço às oito, almoçar às dez…

Eu não entendo essa necessidade que o povo da terceira idade tem de adiantar as coisas desse jeito… Sério! Vocês já repararam?

Minha mãe ainda é estreante na modalidade, mas já adianta tudo. Há um tempo atrás cheguei na casa dela e ela estava adiantando a sopa que iria servir na janta. Isso às quatro da tarde… QUATRO DA TARDE! Sopa demora o quê pra ficar pronta? Meia-hora? Adiantar O QUÊ às quatro da tarde?

A frase “Preciso acordar cedo pra me adiantar” é usada como um mantra por senhorzinhos e senhorinhas. Meu sogro se aproxima dos sessenta anos, mas em espiríto, já está na terceira idade há anos! É o cara mais adiantado que eu já vi (fora o Wagnão).

De onde vem esse necessidade de se adiantar? E as roupas e toalhas e panos de prato guardados para “mais tarde”. Mais tarde quando?

Minha Avó Paterna, dona Ângela, era a pessoa mais adiantada que eu já conheci. Acordava as quatro da manhã e já ia adiantar o quintal a roupa o almoço… No nosso aniversário era sempre a primeira a ligar… As sete da manhã!

Tocava o telefone e a aniversariante já sabia o que ia encontrar do outro lado da linha: A vó Ângela cantando parabéns e provavelmente já preparando o almoço…

Sério… Ela era tão adiantada, mas tão adiantada, que na segunda já tinha preparado o almoço de sexta! De verdade!

E fica a pergunta: Quando se dá essa transformação?

Acho que a minha ainda demora… Por que eu ando tão atrasada, mas tão atrasada, que pra vocês terem uma ideia, hoje, quarta-feira, servi o almoço de segunda… =/ Sério!